Gastronomia: Dicas de como escolher o menu do seu evento!

Antes de dizer “sim” no altar, os noivos precisam tomar outra decisão muito importante: escolher o menu de casamento. Desde um simples até o mais requintado, o cardápio é sempre uma das estrelas da festa e, por isso, não pode ser escolhido de qualquer maneira, já que precisa combinar com outros detalhes que fazem parte da cerimônia.

Experimentar os pratos é a forma mais apropriada de fazer a escolha. Além da degustação, os noivos precisam levar em consideração a quantidade de convidados, a época do ano, o estilo da cerimônia, entre outros aspectos indispensáveis para o sucesso da sua festa de casamento.

Por esse motivo, selecionamos 6 dicas incríveis para você escolher o menu de casamento ideal. Comece seu “felizes para sempre” conhecendo estas sugestões!

 

1. Verifique o clima

O clima de amor está no ar, mas isso não é suficiente na hora de selecionar o cardápio mais adequado ao evento. Então, antes de escolher as comidas e as bebidas que serão servidas, verifique a previsão do tempo e use essa informação a seu favor.

Vale ressaltar que o clima é um grande aliado na escolha de qualquer prato. Isso significa que, caso o tempo esteja quente, não será interessante servir pratos quentes como cremes e caldos, por exemplo. Já cardápios mais leves e refrescantes devem sempre ser servidos nessas épocas de calor, como saladas e entradas e frias.

Ao contrário disso, para os casamentos realizados em épocas frias, como outono e inverno, nossa recomendação é servir um menu com com massas e carnes aos molhos como de vinho ou azeitonas.

 

2. Analise o horário da festa

Antes de selecionar as bebidas do seu menu de casamento, é interessante analisar o horário em que a cerimônia será realizada. Com essa informaçao, fica mais fácil escolher as bebidas que mais combinam com a noite ou o dia.

Levando esse critério em consideração, reserve sempre as bebidas que tenham o teor alcoólico mais elevado para a noite, incluindo o uísque e também o vinho. Contudo, se o evento ocorrer durante o dia, a melhor indicação é recorrer a coquetéis menos alcoólicos, espumantes, cervejas, água de coco e até caipirinhas, caso ache necessário.

 

3. Combine o menu de casamento com o estilo da festa

A escolha do menu perfeito também depende do estilo no qual a festa será realizada. O grande erro de muitos noivos é não reconhecer a importância deste detalhe e selecionar pratos somente de acordo com seu gosto pessoal.

Além disso, o local da festa é um ponto extremamente delicado para a escolha de pratos, por isso é tão fácil cometer falhas e comprometer a satisfação dos convidados com a festa em geral. Por outro lado, existem diferentes cardápios que podem ser servidos em um casamento, independentemente do local em que a cerimônia será realizada.

Para casamentos realizados em praias, por exemplo, as opções com frutos do mar, saladas frescas e espumantes são as mais indicadas, já que esse menu combina perfeitamente com o local e as ondas do mar. Entretanto, caso o evento seja comemorado em uma fazenda, o menu precisa ser direcionado para o preparo de comidas típicas e até mesmo rústicas.

No geral, o cardápio precisa ser saboroso, combinar com o estilo da festa e, acima de tudo, ser também acessível, permitindo que os convidados possam se servir com praticidade, estando em pé ou sentados à mesa.

 

4. Considere a diversidade dos pratos

Agradar ao paladar de todos os convidados não é uma tarefa fácil para os noivos. Felizmente, existem algumas alternativas que podem amenizar o problema e oferecer pratos variados.

Em uma lista de convidados, é natural que algumas pessoas tenham restrições alimentares, sejam elas vegetarianas ou que simplesmente não gostem de uma determinada comida. Se a intenção é agradar e proporcionar uma festa memorável a todos, é interessante diversificar o cardápio, escolhendo até duas opções de prato principal.

Outra ideia é montar ilhas que tenham opções de comidas variadas e fáceis de serem degustadas, como petiscos, comida japonesa, comidas típicas da região, salgadinhos, entre outras pequenas porções.

Os noivos precisam ainda saber que um menu diversificado também é uma boa escolha para épocas de meia estação, ou seja, quando o clima não está muito quente nem muito frio, dando maior liberdade para a escolha dos pratos.

5. Ofereça bebidas variadas

Assim como as comidas, nem todas as bebidas são capazes de agradar a qualquer convidado, então nada melhor do que diversificá-las a fim de evitar possíveis reclamações.

Durante a festa são comuns pessoas que não consumem bebida alcoólica ou dão preferência apenas para vinhos. Pensando justamente nesses perfis, ofereça refrigerantes, sucos, água com e sem gás, vinhos variados, cervejas de marcas diversas etc.

Definiu todas as bebidas que serão servidas no seu menu de casamento? Então não se esqueça de orientar os garçons com relação à temperatura e a maneira de servir de cada uma. Isso envolve, por exemplo, deixar as cervejas sempre geladas, além de servir as bebidas, como uísques e espumantes, em copos e taças apropriados.

Lembre-se também de selecionar as bebidas de acordo com o orçamento do casal, sendo necessário avaliar se realmente compensa servir algumas mais caras. Porém, se as finanças estiverem controladas, talvez valha a pena contratar até um bar para servir caipirinhas variadas e outros coquetéis.

 

6. Saiba a quantidade de convidados

Para não correr o risco de algo acabar durante a festa, calcule sempre a quantidade de bebidas, de acordo com o número de convidados em sua lista. A boa notícia é que a maioria dos buffets já realiza esse cálculo, considerando até 10% a mais de pessoas, como margem de segurança.
Ainda assim, verifique a lista de convidados e, se possível, confirme a presença de cada um deles. Dessa forma, você pode comunicar o buffet com antecedência e reduzir ou aumentar a quantidade de comidas e bebidas já contratadas de acordo com as confirmações.

 

 

Fonte: https://meubistro.com/blog/menu-de-casamento-6-dicas-para-escolher-o-seu/

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.